A Prefeitura Municipal de Ielmo Marinho na pessoa do senhor Prefeito Germano Jácome Patriota está apoiando a campanha contra calazar no município disponibilizando o material de alto custo (anestésico e sedativo), para o sacrificio sem dor, dos cães positivios para calazar de acordo com as regras do bem - estar animal.
Na localidade de Lagoa de Umari até o momento foram constatados 18 cães com Leismaniose Visceral, os exames que constam a positividade foram realizados no LACEN/RN, pedimos a compreensão e autorização dos proprietários dos cães reagentes para o sacrifício dos mesmo, pois não há tratamento especifico para eles.
A leishmaniose ou calazar é uma doença causada por um protozoário (microorganismo) denominado Leishmania. Em algumas regiões também é conhecida por "doença de Bauru". Ela acomete cães, canídeos (lobos), roedores silvestres e o homem. Raramente os gatos são afetados. A transmissão ocorre através da picada de insetos específicos (Lutzomyia longipalpis) conhecidos no Brasil como mosquito-palha, birigüi e outros, se desenvolve em ambientes terrestre úmidos e ricos em materia orgânica e de baixa incidência luminosa, podendo ser encontrados tanto no peridomicílio, em galinheiros, chiqueiros, canis, entre outros, como no intradomicilio.
Ciclo de transmissão |
Galineiro |
A leishmaniose apresenta-se no cão com sinais de emagrecimento progressivo, aumento do baço e fígado, crescimento exagerado das unhas e ferimentos na pele que nunca cicatrizam. Nem sempre todos esses sintomas estão presentes, e o animal pode ter leishmaniose sem manifestar sinal algum. Doenças de pele como a sarna negra podem ser confundidas com a forma cutânea do calazar. Por isso, apenas com exames laboratoriais é possível diagnosticar a leishmaniose. Somente o exame clínico pode levar a afirmações precipitadas.
Animal com Leishmaniose visceral |
No ser humano, a leishmaniose apresenta diversas manifestações (na pele ou orgãos). Se diagnosticada a tempo, pode ser tratada com grandes chances de recuperação para o paciente, alertamos a população das areas endêmicas que procurem o posto de saúde mais próximo ao apresentarem os seguintes sintomas: febre, dores abominais ,Mal Estar, sonolência, apatia, emagrecimento, inapetência e edema de membros inferiores.
Nesta campanha temos uma equipe formada pelo Coordenador de Endemias Damião da Costa Freire, o Agente de endemias José Carlos Paulino, a Médica Veterinária Coordenadora da Vigilância Epidemiologica do Município Leisa Uchoa de Castro e também contamos com a presença do Médico Veterinário Dr. Euclides Leandro com experiência de 30 anos em eutanásia.
Agente de Endemias José Carlos Paulino |
Médica Veterinária Dr. Leisa Uchoa de Castro |
Nenhum comentário:
Postar um comentário