**************************************************************

Sign by Danasoft - For Backgrounds and

segunda-feira, 22 de agosto de 2011


Prevenção: qual a sua responsabilidade no combate à dengue?



Qual sua responsabilidade na prevenção e no combate à dengue? Você já parou para pensar? Se ainda não fez isso, está mais do que na hora! O Aedes aegypti, transmissor da dengue, é um mosquito urbano, que tem hábitos domésticos. Por isso, as ações para eliminar focos e, consequentemente, prevenir surtos da doença, dependem do empenho de toda a população e devem ser feitas durante todo o ano.
Mesmo que os casos de dengue sejam mais frequentes e numerosos durante os meses quentes e úmidos do verão, para o Aedes aegypti não faz muita diferença a estação. Os ovos dele podem sobreviver até um ano em ambiente seco esperando o momento em que, em contato com a água, a larva possa eclodir e dar origem a um novo mosquito. Portanto, a prevenção à doença deve fazer parte da rotina.
Se cada morador de uma rua, de um bairro e de uma cidade fizer a sua parte, mantendo sua residência livre de depósitos que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito, certamente o controle do Aedes aegypti será mais efetivo. Como a única coisa que pode, de verdade, evitar uma epidemia de dengue é manter os níveis da população do vetor baixo, mãos à obra já!
O primeiro passo é manter atenção constante com a água parada, já que este é o meio propício para a reprodução do mosquito transmissor da dengue. Não havendo água parada, as fêmeas não têm um lugar adequado para que seus ovos se desenvolvam, diminuindo, consequentemente, a população de mosquitos adultos e também a possibilidade de uma epidemia da doença.
Então, limpe o que deve ser limpo, feche o que pode ser fechado, retire recipientes abertos de locais descobertos e verifique caixas d’água, cisternas e poços. Para ajudá-lo a evitar que depois do inverno os casos de dengue aumentem junto com as temperaturas, o Rio Contra Dengue preparou algumas dicas. Confira, coloque em prática e assuma a sua responsabilidade na prevenção e no combate à dengue!
  • Cheque calhas, declives no terreno, possíveis ralos entupidos etc. Como qualquer lugar em que possa haver acúmulo de água é propício para o mosquito da dengue, verifique estes locais e não se esqueça de retirar recipientes abertos de locais descobertos.
  • Atenção especial a caixas d’água, cisternas, poços e qualquer outro depósito de água. Mais que tampá-los, é importante verificar se eles estão bem vedados, para que o mosquito não consiga passar.
  • Se você tem plantas em casa, não se esqueça de colocar areia nos pratos dos vasos ou de removê-los para que não acumulem água.
  • Vasos sanitários e ralos de banheiros devem ficar fechados. Piscinas, quando não forem utilizadas, devem ser esvaziadas.
  • Acondicione corretamente o lixo. Mantenha as latas fechadas e quando for separá-lo para ser recolhido pelos serviços de limpeza urbana feche bem os sacos. Além disso, mantenha-o longe de animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...