**************************************************************

Sign by Danasoft - For Backgrounds and

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Primavera: prevenção na estação das flores

Talvez você ainda não tenha percebido, mas os dias já começaram a ficar mais longos e a temperatura, gradativamente, está aumentando. São os sinais da primavera que começou na última sexta-feira, 23 de setembro. Conhecida como estação das flores, ela marca a transição do inverno para o verão e, por isso, mesmo, é momento de intensificar as medidas de prevenção e controle da dengue.
Prevenção, você sabe, combina com as quatro estações do ano, mas é na primavera que a atenção deve ser redobrada. Afinal, ela indica a aproximação do verão, que é quando os casos de dengue costumam aumentar. Como não adianta deixar para se prevenir somente quando o mês de dezembro chegar, este é o momento de agir, evitando a proliferação do mosquito transmissor da doença.
Para isso, é fundamental eliminar a água parada, que é o meio propício para a reprodução do Aedes aegypti. Mas, atenção, os ovos do mosquito podem sobreviver até um ano em ambiente seco! Se o recipiente em que os ovos tiverem sido depositados – uma garrafa, uma lata, um pneu ou uma calha, por exemplo – não forem bem lavados, o ovo ficará ali, esperando pela água para poder eclodir.
Portanto, limpe o que deve ser limpo, feche o que pode ser fechado, retire recipientes abertos de locais descobertos e verifique caixas d’água, cisternas e poços. São atitudes simples, mas fundamentais. Principalmente agora, na primavera. Afinal, a chegada do calor indica, também, a aproximação do período de chuvas. A partir de agora o perigo aumenta, portanto, o momento é de agir!
Para ajudar, a Coordenação de Endemias de Ielmo Marinho listou algumas dicas. Confira!
  • Coloque areia nos pratos de vasos de plantas.
  • Lave, com escova e sabão, tanques e utensílios utilizados para armazenar água.
  • Mantenha a caixa d'água fechada com uma tampa adequada.
  • Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana. Não jogue o lixo em terrenos baldios.
  • Mantenha pneus velhos em local coberto, abrigados da chuva.
  • Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje e remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.
  • Verifique se há entupimento nos ralos e, se não for utilizá-los, mantenha-os vedados.
  • Coloque areia ou cimento em cacos de vidro no muro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...