**************************************************************

Sign by Danasoft - For Backgrounds and

sábado, 19 de março de 2011

Dengue é tema de debate no RN


Um panorama geral sobre a situação da dengue no Estado foi apresentado em mesa-redonda, na tarde desta quinta-feira (17), no Auditório da Faculdade de Farmácia, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Tendo por finalidade envolver a comunidade acadêmica na discussão sobre os problemas relacionados à dengue, o debate teve como público alunos do Curso de Medicina, de Enfermagem e de Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde da UFRN, bem como profissionais da Saúde das redes municipal e estadual.

Participaram da mesa-redonda a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Juliana Araújo, a bióloga e diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, Cristiana Souto, e o professor do Departamento de Infectologia da UFRN, Hênio Godeiro Lacerda, que também é médico responsável pelo atendimento de portadores da dengue do Hospital Giselda Trigueiro, referência em doenças infecto-contagiosas no Estado.

Juliana Araújo e Cristiana Souto enfocaram o perfil da dengue no Estado e no município, abordando as ações de vigilância, educativas e epidemiológicas desenvolvidas, bem como a importância da participação da população no enfrentamento da doença. A subcoordenadora discorreu, ainda, sobre o conhecimento acumulado pela Sesap, ao longo de seus estudos e experiências de combate ao agravo. Além disso, Juliana Araújo expôs aos alunos dados atuais da dengue no RN e explicou as competências do Estado referentes ao controle da doença, destacando as áreas de supervisão e capacitação.

O evento foi uma atividade de extensão da UFRN, promovida pelos professores Ewerton Brito e Lavínia Uchoa, do Departamento de Saúde Coletiva, envolvendo tutores, preceptores e estudantes bolsistas do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde)/Vigilância em Saúde. 
Fonte:Sesap

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...