**************************************************************

Sign by Danasoft - For Backgrounds and

segunda-feira, 4 de julho de 2011

MITOS E VERDADES SOBRE A DENGUE

  A dengue não tem tratamento.

 

MITO


Apesar de não existir nenhum medicamento antiviral específico para combater vírus da dengue, a doença tem tratamento, sim. É fundamental a reposição de líquidos, repouso e cuidado médico.
Nenhum remédio à base de ácido acetilsalisílico pode ser tomado.

 

Para evitar a morte por dengue é preciso de medicina avançada.

 

MITO


Não há necessidade de internação na grande maioria dos casos de dengue clássica. Basta o acompanhamento ambulatorial adequado.

Comer alho e tomar complexo B ajuda a evitar a picada.

 

MITO

 

Essas substâncias fazem com que nosso suor fique com odor alterado, confundindo o mosquito. Mas isso não é suficiente para evitar uma picada.

Posso usar e abusar do repelente.

 

MITO


Você pode, sim, usar o repelente (desde que não seja alérgico) para diminuir o risco da picada, pois o repelente confunde a fêmea do mosquito, mas nunca achar que está 100% protegido.

Ligando o ar-condicionado, eu fico livre da dengue.

 

MITO

As temperaturas baixas inibem a atividade do mosquito, mas pode ter certeza que ele voltará assim que a temperatura subir novamente.

 

Misturar água sanitária na água elimina as larvas.

 

VERDADE


A água sanitária é capaz de inibir a evolução das larvas do mosquito da dengue. A dose recomendada é a de 1 copo americano de água sanitária para 1 balde de 20 litros de água. Mas atenção: isto não garante a eliminação de todas as larvas.

 

As picadas só acontecem nas pernas.

 

MITO

 

O mosquito prefere a região das pernas, mas se elas estiverem cobertas ele vai picar o braço ou qualquer outra área exposta do corpo.

Posso pegar dengue mais de uma vez.

 

VERDADE

 

Existem 4 sorotipos de vírus da dengue. Se uma mesma pessoa for picada por um mosquito que transmita o vírus de um tipo diferente do que ela já teve, ela poderá desenvolver a doença novamente, com risco até de uma forma mais grave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...